O Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) é um centro de excelência da Unicamp que atua no desenvolvimento de pesquisas nos campos da genética animal, vegetal, humana e de microrganismos, além de projetos em genômica estrutural, funcional e comparativa. Desenvolve pesquisa básica e aplicada, atividades ligadas à educação e à transferência de tecnologia.

Entre os objetivos do CBMEG estão: estudar o controle da ação gênica em organismos superiores, por meio de técnicas de Engenharia Genética no Brasil; estudar as bases moleculares de doenças genéticas; produzir novas combinações gênicas visando o aumento da produtividade agrícola e aperfeiçoamento das técnicas de fermentação; promover a difusão e a aplicação de seus estudos e pesquisas; intensificar o intercâmbio da Universidade com instituições do país e do exterior e oferecer treinamento em nível técnico, de graduação e de pós-graduação.

CBMEG Unicamp - historico - imagem lateral 2

QUEM SOMOS
E O QUE FAZEMOS

Com um corpo profissional qualificado, a equipe conta com pesquisadores, docentes vinculados ao Instituto de Biologia da Unicamp, biólogos, técnicos de laboratório, bem como funcionários das áreas de Informática e Administrativa. Como o objetivo principal do CBMEG é de se perpetuar como um centro multidisciplinar de pesquisa na área de genética, pesquisadores e docentes do CBMEG são credenciados em diferentes cursos de pós-graduação da UNICAMP, tais como os Programas de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (IB), em Biologia Vegetal (IB), em Ciências Médicas (FCM) e em Clínica Médica (FCM). Desta forma, os docentes e pesquisadores desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão.

As atividades de pesquisa e ensino desenvolvidas pelo CBMEG têm sido de grande importância para a consolidação da Biologia Molecular na Universidade, com repercussão em âmbito nacional e internacional como demonstram os currículos individuais de seus integrantes. Vale destacar que nos últimos 35 anos o CBMEG atingiu elevado patamar científico por meio da publicação de Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado, bem como de artigos em revistas científicas nacionais e internacionais, além do depósito de patentes e da participação de seus integrantes em projetos individuais, projetos em rede ou temáticos.

Ainda, o CBMEG assumiu papel de liderança frente a projetos multicêntricos, tanto no ambiente acadêmico como na interação Universidade/Empresa. No âmbito acadêmico, as parcerias podem ser observadas tanto entre pesquisadores do CBMEG e de outras Unidades da própria Universidade, como entre diferentes Instituições. O estímulo para a Inovação Tecnológica ocorre por meio da aproximação entre pesquisas realizadas no CBMEG e empresas do setor privado para o desenvolvimento e transferência de tecnologias na área biotecnológica, assim como dos programas “Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas” (PIPE) e “Parceria para Inovação Tecnológica” (PITE) estimulados pela FAPESP. Nessa vertente, o CBMEG abriga uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), a Unidade EMBRAPII de Biofármacos e Fármacos / CQMED – Centro de Química Medicinal de Inovação Aberta.

Devido à natureza do trabalho, empregando-se a Biologia Molecular, o CBMEG atua também na Prestação de Serviços em praticamente todas as áreas da genética, não só na execução, mas também no treinamento de técnicos e pesquisadores especializados para inserção no mercado de trabalho nesta área, no Brasil.

Assim, o CBMEG busca sempre atingir a meta de oferecer para a comunidade local e para a sociedade como um todo, ciência básica e aplicada de alto nível e ensino de excelência.

TOPO