SOBRE O LABORATÓRIO
O Laboratório de Genética e Evolução Animal (LAGEA) estuda um grupo de espécies de Diptera causadoras de miíase: as moscas varejeiras ou moscas da bicheira.
Por meio da genômica populacional, as pesquisas analisam a variabilidade genética das espécies com aplicações diretas no controle sanitário da distribuição das populações pelo mundo.
As pesquisas também avaliam os genes quimiosensoriais das espécies estudadas e a evolução desses genes, o uso da edição gênica (CRISP) para a criação de estratégias para controle das espécies, a resistência a inseticidas, o desenvolvimento de um plano de controle das mocas varejeiras para a América do Sul e avaliam outras espécies de interesse sanitário, veterinário e forense.
No ano 2000, o LAGEA foi o primeiro laboratório a fazer o sequenciamento do genoma mitocondrial de um inseto no Brasil.
PESQUISADOR RESPONSÁVEL
Ana Maria Lima de Azeredo Espin
Coordenação
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo-USP (1978), mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1982 e 1987) e pós-doutorado pela University of Maryland - Dept. of Entomology (1998-1990) . Diretora do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética?CBMEG/UNICAMP(2002-2008). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Genética, Evolução e Bioagentes do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Tem experiência na área de Genética e Biologia Molecular Animal, com ênfase em genética de populações e evolução de marcadores moleculares do genoma mitocondrial e nuclear de dípteros de importância médico, veterinária e forense (Calliphoridae, Oestridae e Muscidae), genômica mitocondrial comparativa e evolução (Arthropoda), e identificação taxonômica molecular animal.
LINHAS DE PESQUISA
- Genômica populacional de moscas
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO VINCULADO
- Genética e Biologia Molecular/IB