Laboratório de Regulação e Expressão Gênica

Laboratório de Regulação e Expressão Gênica

O LEREG foi criado nos anos 1990 pelo Prof. Paulo Arruda (Instituto de Biologia/Unicamp) no mesmo ano em que foi fundado o CBMEG. O foco das pesquisas do LEREG é a regulação da expressão gênica. Desde a sua criação o LEREG esteve envolvido em grandes projetos colaborativos com instituições nacionais e internacionais o que levou a coordenação de importantes projetos de projeção internacional como o sequenciamento da Xyllela fastidiosa (1997) e da cana-de- açúcar (2002), que representaram marcos na ciência brasileira.

Em 2015, o LEREG trouxe para o CBMEG o acordo com o consórcio internacional de genômica estrutural (SGC – Structural Genomics Consorcium) que resultou na criação do CQMED  (Centro de Química Medicinal). Em 2018, o LEREG passou a sediar o GCCRC (Centro de Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas), um Centro de Pesquisa em Engenharia da Fapesp, resultado da parceria Embrapa e Unicamp. Sua missão é a criação de ativos biotecnológicos por meio da genômica aplicada à adaptação de cultivos aos estresses associados às mudanças climáticas.

Atualmente o GCCRC engloba os Laboratório Estudo da Regulação da Expressão Genica (LEREG), Laboratório de Edição Gênica (LEG) e Laboratório de Estudos e Análises Fenotípicas (LEAF).

Galeria de Imagens